ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: 0800-644-1044

O ICDF é administrado pela Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) e possui foco na excelência do atendimento médico a toda a comunidade, incluindo o Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios. A instituição fomenta pesquisa e ensino.

Inaugurado em 2009, o Instituto está localizado junto ao Hospital das Forças Armadas (HFA). Destaca-se como referência nacional em alta complexidade e transplantes de coração, fígado, rim, córnea e medula óssea. Sua estrutura dispõe de mais de 106 leitos, quatro salas cirúrgicas, duas salas de hemodinâmica, ambulatório e emergência. São realizadas em média 84 cirurgias por mês.

Atualmente, o Instituto conta com um quadro de mais de mil funcionários prestando todos os tipos de serviços relacionados à cardiologia, tais como: consultas médicas, atendimentos de emergência 24 horas, enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, assistência social, exames ecocardiográficos, radiológicos, laboratoriais, mapa, holter, tilt-test, procedimentos de hemodinâmica e eletrofisiologia, implante de marcapasso, cirurgias cardíacas em adultos e crianças, inclusive em recém nascidos. A instituição conta ainda com especialistas nas áreas de neuroradiologia intervencionista, vascular e nefrologia.

Os pacientes portadores de cardiopatias congênitas, valvulopatias, arritmias cardíacas, entre outras doenças cardiológicas, além de pacientes com indicações de transplantes, formam o público alvo da instituição. O hospital atende não só a população do Distrito Federal, mas das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

O hospital foi criado em 2002 para atender uma demanda não apenas do Distrito Federal, mas de todo país, sendo um centro especializado de referência no que diz respeito a procedimentos cardíacos. Até o ano de 2009, era chamado de InCOR-DF e administrado pela Fundação Zerbini, que deixou a administração da unidade em 2009 para se dedicar com exclusividade à gestão do Incor-SP.

O Governo Federal buscou uma solução para não perder a excelente estrutura e continuar o atendimento. Além de recursos humanos e matérias que o hospital dispunha, no primeiro dia do mês de abril de 2009 foi assinado o convênio que designou a Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) como nova gestora do agora Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF).

Desta forma, o ICDF, assim como o Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul (ICRS), ambos administrados pela FUC, passou a ser uma instituição de atendimento médico a toda a comunidade, abrangendo o Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e atendimento particular.