ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: (61) 3451-1000

Estar estressado faz mal para o coração, as rotinas emocionais desenvolvem vários tipos de doenças cardíacas, pois situações estressantes perturbam o organismo, causando o aumento de pressão arterial e até mesmo o ataque cardíaco.

A vida agitada diária ultrapassa todos os limites, temos que respeitar nossos limites que são considerados saudáveis, não respeitando isso deixamos o corpo sobrecarregado, de forma que algum momento ele vai parar.  

A exaustão do corpo, leva ao estresse diária, causando uma rotina sem hábitos saudáveis como a falta de exercícios físicos e má alimentação, atitudes que agravam ainda mais o estresse diário das pessoas.

A tensão diária causa uma sobrecarga no cérebro. De acordo com a Psicóloga do Trabalho do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal Maíra Amaral: “Quem esta diariamente com a rotina estressante libera níveis de hormônios que provocam instabilidade no organismo, a adrenalina é o principal deles. O papel dela é aumentar os batimentos cardíacos e a pressão arterial, o que pode levar a um ataque cardíaco e até mesmo a morte", explica.

Muito estresse desregula o organismo, causando a falta de nutrientes que pode reduzir a produtividade e atrapalhar as atividades cotidianas. Ele tem que ser monitorado por apresentar uma evolução muito rápida, trazendo cenários de dores de cabeça, gastrites, náuseas, diarreias, queda de cabelo, insônia, dermatites, complicações cardiovasculares, distúrbios alimentares e até mesmo depressão.

Estas situações elevam a pressão sanguínea, já os quadros de estresse crônicos trazem a hipertensão, o acidente vascular ou até mesmo uma parada cardíaca. Estando em condições saudáveis o corpo consegue combater varias doenças e até mesmo curar algumas. “A mente é poderosa a sensação de felicidade transforma de forma positiva a nossa vida e nossa saúde, então relaxar e necessário, faz parte da vida”.

Os hormônios estressantes como tensão, agitação e inquietação fazem mal para o corpo, estas sensações destroem toda a qualidade da vida. Então lembre a sobrecarga diária de estresse é a porta de entrada para depressão e transtornos crônicos de ansiedade.

Cuide-se! Seu corpo e sua mente precisam descansar.

 

Por Rafaela Mendes

Revisão - Jéssica S. Mendes

 

Mais informações para a imprensa

imprensa@icdf.org.br
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/5596