ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: 0800-644-1044

Dia 20 outubro aconteceu no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF a I Jornada de Enfermagem em Cardiologia do ICDF/FUC/UCB que teve como tema “o manejo do paciente com insuficiência cardíaca e emergências cardiológicas”.

Com foco na eficiência, as palestras apresentaram temas que ajudam na melhor experiência de atendimento ao paciente, e produtividade dos colaboradores à medida que melhora as comunicações e facilita o fluxo de trabalho.

As discussões em torno da segurança do paciente e as iniciativas de promoção da segurança e da qualidade na assistência à saúde foram fomentadas, em âmbito mundial. “O envolvimento dos pacientes e familiares como parceiros críticos e ativos no processo de cuidar trazem contribuições importantes à segurança e à prevenção”, afirmou Juliana Alves Residente de Enfermagem do Instituto.

Uma das palestras que mais chamou a atenção foi a de Inclusão do familiar no cuidado do paciente, ministrada pela Dra. Enf. Liliana Cristina de Castro, que mostrou que a segurança do paciente é compreendida como uma estratégia que visa reduzir ao mínimo aceitável o risco de dano desnecessário relacionado à atenção à saúde.

 “Foi inovador a primeira jornada do ICDF, a organização foi maravilhosa, tudo começou e terminou na hora marcada. Assim os participantes conseguiram ter mais participações nas palestras”, completou a residente de Enfermagem.

Participaram do evento enfermeiros do instituto e de outras instituições, principalmente estudantes de enfermagem. A procura para a jornada foi bem alta e tivemos que abrir mais vagas, foram 60 participantes no total. O evento contou com a ajuda de vários setores do hospital como a área de iniciação cientifica.

Para a superintendente do ICDF o evento superou as expectativas e já oficializou a jornada no calendário oficial de eventos da instituição. Somos uma instituição que atua na produção e disseminação do conhecimento cientifico, e este evento foi uma oportunidade de atuar na qualificação dos profissionais em formação sobre temática tão importante no cuidado ao paciente afirmou Dra. Nubia que fez ainda um desafio “Incorporado ao calendário acadêmico da residência fica agora o desafio de que a jornada seja melhor a cada ano”.

Por Rafaela Mendes - DRT/DF 014748
Revisão Anna Virgínia Souza - DRT/DF 8989

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/559