ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: (61) 3451-1000

As doenças isquêmicas do coração, também conhecidas como doença arterial coronariana, é a enfermidade que afeta as artérias do coração comprometendo a circulação sanguínea e consequentemente causando a diminuição de nutrientes e oxigênio para os músculos do coração provocando a angina (dor no peito) ou em casos mais graves, levando ao Infarto.

Elas podem ser crônica ou aguda. Na isquemia crônica, o paciente sente dores no peito ao realizar atividade física e melhora com o repouso. Já a isquemia aguda ocorre mesmo em repouso, e quando dura mais de 20 minutos pode tornar-se um infarto.

Os sintomas de alerta são dor ou pressão no peito e falta de ar, mas podem variar de pessoa para pessoa, o suor, palidez e até dor nos dentes podem ser sinal de que o coração não está bem. “A recomendação nesses casos é que o paciente procure um médico imediatamente e nunca espere a dor passar nem tome nenhum medicamento”, afirma o cardiologista do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal Dr. Vitor Barzilai.

Umas das principais causas das doenças isquêmicas do coração são fumodiabeteshipertensão e colesterol elevado, pessoas com histórico de problemas cardíacos na família também devem ficar atentos, principalmente se o pai ou a mãe manifestaram a doença, outro fator e o avanço da idade e sedentarismo, que também podem contribuir para o desenvolvimento dessas doenças.

Danielle Amorim, não tinha uma vida saudável e começou a ter alguns sintomas que levou a desconfiança que estava doente “Toda vez que começava um exercício após alguns minutos de atividade física já me sentia muito cansada, me dava um mal estar e muita fraqueza como se fosse desmaiar, a minha temperatura mudava muito rápido, tinha muito estresse emocional, então resolvi procurar um médico e descobri que estava com a doença”, afirmou.

Para tratar é preciso adotar um estilo de vida saudável. “Boa parte da população vivência situações de alta competitividade e estresse, a disposição das pessoas em adotar uma vida equilibrada, boa alimentação e a prática de exercícios evita pressão alta, diabetes e reduzem o risco de obesidade, fatores esse que influenciam na doença”, completa o cardiologista.

 O diagnóstico pode ser confirmado por eletrocardiograma, testes de sangue, ecocardiograma, teste ergométrico e outros.

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal- ICDF conta com equipe de profissionais especialistas além de infraestrutura e tecnologia para atendimentos de alta complexidade cardiovascular, podendo realizar o diagnóstico e atendimento de pacientes que apresentem sintomas ou confirmem diagnostico de doenças isquêmicas. 

Saiba mais!

Serviço: O atendimento de pacientes por convênio e particular, ou sobre encaminhamentos de pacientes do Sistema Único Saúde (SUS), pode entrar em contato com a central de atendimento nos telefones: 61. 3451-1000.

 

Por Rafaela Mendes - DRT/DF 014748
Revisão Anna Virgínia Souza - DRT/DF 8989

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/559