ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: (61) 3451-1000

Desde outubro de 2018, está em vigor a “Lei Lucas” (Lei 13.722/2018) que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores funcionários de escolas públicas e privadas de ensino infantil e básico em todo o Brasil, e profissionais de estabelecimentos de recreação infantil.

A Lei foi criada a partir da iniciativa da família do menino Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que faleceu por asfixia mecânica durante um passeio escolar, em setembro de 2017, após engasgar com um pedaço de salsicha. A tragédia levou a família a idealizar e coordenar um movimento que resultou no Projeto de Lei Lucas, que atribui importância à prevenção de acidentes com crianças, para evitar novos casos como o de Lucas. Para a família, se as monitoras tivessem o treinamento, Lucas poderia ter sido salvo. 

A lei prevê que o curso de Primeiros Socorros tenha validade de dois anos e que seja ministrado por entidades especializadas, para que os funcionários das creches e escolas consigam identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência médicas, até que o suporte médico chegue ao local. Além disso, outra exigência é que essas instituições, seja de ensino ou de recreação, possuam kits de primeiros socorros, para dar suporte para atendimento em situações de emergência.

Para garantir a segurança, a Lei 13.722 determina que todos os estabelecimentos de educação básica coloque em local visível o certificado do curso de primeiro socorros infantil.

Para atender uma demanda de escolas e creches, o Centro de Treinamentos do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF desenvolveu o curso de primeiro socorros infantil, voltado especialmente para capacitar as pessoas que lidam direta ou indiretamente com o público infantil como pais, cuidadores, familiares e educadores, orientando-os como agir em situações de emergências pediátricas.

O curso é realizado por uma equipe de profissionais especializados em pediatria do ICDF e dá orientações sobre o primeiro atendimento nos casos de: desengasgo, afogamento, queimaduras, picadas e mordedura de animais, luxações, torções, fraturas, violência na infância, entre outros. Com atividades teóricas e práticas (utilizando bonecos de simulação realística). O treinamento tem duração de 8h e possui certificação.

Anna Virgínia, 33 anos, é mãe de uma criança de 3 anos e decidiu fazer o curso após um susto em casa, quando o filho engasgou com um brinquedo. Ela conta que aprendeu no treinamento a importância de agir rapidamente numa situação de emergência, realizando o primeiro atendimento de forma correta, até que o socorro chegue “Isso pode ser determinante para salvar a vida da criança” afirmou.

O próximo treinamento será dia 30 de março de 8h ás 18h, o valor do investimento é de R$ 50,00 e os interessados podem informar-se no telefone (61) 3403-5410 ou do correio eletrônico: cursos@icdf.org.br.

 

Por Rafaela Mendes - DRT/DF 014748
Revisão Anna Virgínia Souza - DRT/DF 8989

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/559