ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: (61) 3451-1000

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF realizou no dia 12 de junho no auditório Jatene, localizado nas dependências do ICDF, um encontro em comemoração ao dia da Cardiopatia Congênita, participaram do evento cerca de 80 pessoas entre pacientes, familiares e colaboradores do ICDF, o evento contou com muita emoção. Pacientes e familiares contaram relatos sobre suas histórias de vidas.

A cardiopatia congênita é uma alteração na estrutura do coração e dos vasos presente antes mesmo do nascimento, essas alterações ocorrem enquanto o feto está se desenvolvendo no útero.

Ser uma criança com cardiopatia congênita é ter a certeza que carregamos um coração com alto grau de empatia e solidariedade. O coração é um símbolo universal da vida. E essa fragilidade, a fragilidade do nosso corpo faz com que nossos sonhos nos torne livre. É muito importante sonhar, acreditar para poder vencer, relatou o paciente Lucas Bezerra.

Lucas Bezerra nasceu em 1992, foi diagnosticado com cardiopatia congênita aos 4 meses. Com 5 anos e 10 meses realizou sua primeira intervenção cirúrgica (Glenn) no INCOR/SP, retornando para Brasília. Aos 12 anos começou apresentar debilitações, que levaram a realização de uma segunda intervenção (Fontan), realizado a 5 anos atrás (junho de 2014) no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF.

O procedimento realizado me trouxe qualidade de vida, eu renasci. Após a cirurgia estudei Serviço Social na Universidade de Brasília - UNB, para voltar e poder amparar as crianças e adolescentes com serviço acolhimento. Fico muito feliz de devolver ao mundo o que o mundo me trouxe, com todo carinho das pessoas que passaram em nossas vidas, completa o paciente Lucas.

O ICDF é referência na região em atendimentos de cardiopatia congênita. Informar-se sobre os atendimentos particulares, convênio e SUS - Sistema Único de Saúde, entrando em contato com a central de atendimento no telefone 3451-1000.

 

Por Jéssica S. Mendes

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA 
imprensa@icdf.org.br
61. 3403-5496/5596
Assessoria de Comunicação - ICDF