ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: (61) 3451-1000

Instituto realiza solenidade de reinauguração da brinquedoteca da unidade de internação.

Nesta sexta-feira (08/03) foi realizado no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF, a reinauguração da brinquedoteca “O mundo divertido de Grossi”. A Reforma foi custeada por uma doação da família Grossi. Participaram do evento familiares e amigos do Jurista e família.

O jurista e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral – TSE José Gerardo Grossi faleceu em maio de 2018, e havia manifestado interesse em realizar a doação da reforma da brinquedoteca em lembrança ao seu filho João Luiz Grossi, que faleceu quando criança e que permaneceu por longo período em uma internação hospitalar. “Ele como pai, viveu de perto a situação de estar em um hospital com uma criança internada e entendia a importância de um espaço lúdico na instituição”, lembrou Dra. Nubia Vieira Superintendente do ICDF e médica de Dr. Grossi

A hospitalização da criança é um processo muito doloroso e difícil, ela é inserida em um ambiente onde é muito diferente da sua realidade, tendo grande dificuldade de entender e assimilar o que esta acontecendo. Justamente para deixar a criança mais a vontade dentro do hospital existe a necessidade de um espaço lúdico.

“Na brinquedoteca a dor e o sofrimento podem ser aliviados através da atenção, carinho, diversão, distração, elevando a autoestima e esperança destas crianças de voltar a sua vida normal logo”, completou a Dra. Maria Adelaide Grossi, viúva de José Gerardo.

Dra. Maria de Oliveira Grossi Correia, filha do jurista, emocionou a todos ao contar que esse era um sonho do pai, em sua memória, juntamente com o irmão, Dr. Antônio Miguel Grossi, estão honrados em poder realizar a reinauguração deste espaço.

É importante que este momento lúdico transforme a imagem do ambiente hospitalar, permitindo que as crianças que permanecem internadas por longos períodos, afastadas de suas casas, escolas, amiguinhos e etc, encontrem um espaço descontraído para estimular sua imaginação e aprendizado, interagindo com outras crianças que estão na mesma situação.

A fantasia muitas vezes é esquecida pela criança, a realidade que está vivendo faz com que deixe de sonhar, “através do brincar, fantasiar e o imaginar elas podem recuperar os sonhos. A presença dos livros ajuda bastante, as histórias de faz de conta auxiliam as crianças a entrar em um universo mágico e divertido”, destacou Frei Vicente durante o evento de reinauguração.

“O espaço da brinquedoteca deve ser visto como um ambiente terapêutico e de acolhimento, para proporcionar um ambiente agradável para os familiares e permitir aos acompanhantes interagir com a criança”, afirma o Dr. Antônio Miguel Grossi.

Encerrando do evento de reinauguração, a branca de neve que esteve conosco especialmente para a cerimônia, abriu a Brinquedoteca para visitação dos presentes e uso das crianças. 

Por Rafaela Mendes - DRT/DF 014748
Revisão Anna Virgínia Souza - DRT/DF 8989

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/559

9