ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: (61) 3451-1000

O ICDF desenvolve um programa de acompanhamento do paciente diagnosticado com Insuficiência Cardíaca (IC).

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF aumentou em 500% o número de transplantes cardíacos, isto porque a instituição se tornou referência nacional, estando entre os três primeiros hospitais que mais transplantam. Passando a atender um número maior de pacientes com Insuficiência Cardíaca (IC) Avançada. 

A insuficiência cardíaca é uma doença na qual o coração não consegue mais bombear sangue suficiente para o resto do corpo, não conseguindo suprir as suas necessidades. Uma doença crônica de longo prazo, embora possa às vezes, se desenvolver repentinamente. “O paciente só chega ao médico quando o problema já está avançado e difícil de tratar, o ideal é fazer os exames periódicos”, completa Dr. Virtor Barzilai, especialista em Insuficiência Cardíaca do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal.

O desenvolvimento da Insuficiência Cardíaca pode afetar apenas um dos lados do coração, sendo chamada, dependendo do caso de insuficiência cardíaca direita ou insuficiência cardíaca esquerda. Mesmo que ela se desenvolva em somente um lado do coração, ambos os lados acabam sendo afetados conforme o tempo vai passando.

João tem 65 anos descobriu a doença observando a sua rotina diária, “Sentia muito cansaço e falta de ar em qualquer esforço que fazia, acordava de madrugada e tinha que me sentar na cama para poder respirar e voltar a dormir. Foi ai que procurei um médico e descobrir que estava com insuficiência cardíaca, o tratamento não e agradável, mas é muito necessário, principalmente quando descobri no começo”, completou.

Como a função de bombeamento do coração está comprometida, o sangue pode retornar a outras áreas do corpo, acumulando-se, por exemplo, nos pulmões, fígado, trato gastrointestinal, braços e pernas. Daí o outro nome dado à doença: insuficiência cardíaca congestiva. “Para vencer a resistência, o coração começa a bater com força e se sobrecarrega, as artérias ficam mais estreitas” explicou o Cardiologista.

Com a nova realidade, foi criado um grupo multidisciplinar de tratamento de Insuficiência Cardíaca Avançada, com objetivo de diagnosticar precocemente essa patologia que é a maior causa de invalidez no Brasil, otimizando o acompanhamento do paciente e permitindo assim a reinserção dele na sociedade.

“Hoje já existem diferentes tipos de tratamentos para a insuficiência cardíaca, incluindo opções que possibilitam a redução de mortalidade com a doença, entre outras complicações, assim trazendo mais qualidade de vida”, explica Dr. Virtor Barzilai.

Hoje o ICDF possui um programa especializado em Insuficiência cardíaca com equipe médica especializada, equipamentos de ponta, e estrutura para atender os pacientes com qualidade e agilidade necessária.

O hospital é o único centro especializado no DF para implante de assistência ventricular, conhecido como coração artificial, o que só é possível por sermos o único centro habilitado para transplante cardíaco, pois, esse tipo de procedimento deve ser realizado, preferencialmente, em hospitais transplantadores.

Conheça o programa do ICDF. Procure o setor de credenciamento. Envie suas dúvidas, sugestões ou solicite orçamento através do e-mail: credenciamento@icdf.org.br ou (61) 3403-5424.

Por Rafaela Mendes

Revisão - Jéssica S. Mendes

 

Mais informações para a imprensa

imprensa@icdf.org.br
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/5596