ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: 0800-644-1044

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF é uma instituição filantrópica de referência em alta complexidade cardiovascular e transplantes. Se destaca em tratamento de cardiopatia congênita, o hospital tem equipes de cardiologia pediátrica em atendimentos clinico e cirurgia cardiopediátrica. Com atendimentos particular, convênios, e é conveniada pela secretária de saúde do DF para atendimento pelo SUS.

A cardiopatia congênita é uma alteração na estrutura do coração presente antes mesmo do nascimento. É um termo genérico utilizado para descrever alterações do coração e dos grandes vasos, presentes ao nascimento. Essas alterações ocorrem enquanto o feto está se desenvolvendo no útero.

O ideal é que ele seja diagnosticado ainda na gestação, com o ecocardiograma fetal, ultrassom feito por um especialista em cardiologia pediátrica. Ele deveria ser parte da rotina do pré-natal, mas costuma ser solicitado hoje somente quando alguma alteração suspeita no funcionamento ou formato do coração aparece no ultrassom morfológico, que é feito a partir da 23ª semana de gravidez.

Por isso, o ICDF desenvolveu um Programa de Cardiopediatria que realiza o diagnóstico precoce de cardiopatia congênita neonatal, ainda durante a gestação, com acompanhamento de equipe especializada, realizando exames complementares, parto cesariano e atendimento neonatal com suporte de UTI. “Este programa e mais que necessário, ajuda muito as mães quando descobrem que seus filhos têm a doença, os profissionais são capacitados e auxiliam em tudo”, completou Ana Paula Magnobosco que foi assistida pelo Programa de Cardiopediatria do instituto durante sua gravidez.

Dentro do ICDF temos 10 leitos de UTI cardíaca pediátrica, realizando em média 18 procedimentos por mês. Para garantir o melhor atendimento aos pacientes o instituto tem o compromisso do programa de residência médica em cardiologia pediátrica que visa formar profissionais capacitados para atuar nesta área. Vale ressaltar que no Brasil poucos hospitais realizam cirurgia cardíaca pediátrica.

Venha conhecer o hospital de referência na região para atendimento de cardiopatia congênita. Entre em contato com nossa equipe. Marque sua consulta pelo central de marcação: 080064441044

Por Rafaela Mendes - DRT/DF 014748
Revisão Anna Virgínia Souza - DRT/DF 8989

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/559