ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: 0800-644-1044

Brasília-DF – 06/03/2018 – Profissionais de diversas áreas do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) participaram no último final de semana da segunda edição do Curso de Introdução em Suporte Circulatório Mecânico – Ecmo. Enfermeiros, médicos e fisioterapeutas foram treinados para atuar em situações que exigem técnicas avançadas na assistência circulatória.

A ação contou com estações de simulação realística em que foi possível reproduzir o ambiente real de Unidade de Terapia Intensiva. A Ecmo tem sido cada vez mais usada em hospitais de alta complexidade, como o ICDF, principalmente em instituições fora do país. Nesse sentido, é de extrema relevância que os profissionais de saúde estejam preparados para dominar a técnica.

Para Klícia Matioli, enfermeira da Educação Continuada, promover educação para todos que lidam diretamente com a assistência permite maior perícia e prudência no manejo dos casos. “Isso também é importante para o paciente. Ter um profissional treinado para identificar e intervir em possíveis situações de uso de Ecmo faz com que se tenha uma maior qualidade e segurança no cuidado", destaca Klícia.

    

Equipe assistencial durante o treinamento

O treinamento foi ministrado pelos médicos Vitor Barzilai e Jorge Afiuni, e pelo perfusionista Mateus Santos. Com 14 horas de duração, a capacitação foi promovida pela Educação Continuada e supervisionada pela equipe médica da UTI Cirúrgica e da Pediatria.

Você sabia?

A Ecmo é uma técnica utilizada para fornecer oxigênio ao coração e ao pulmão. Cabe desatacar que o procedimento é indicado em casos de pacientes que apresentam insuficiência ou problemas nesses órgãos. Após realizar a oxigenação, ela devolve o sangue para o corpo humano em um processo que deve ser contínuo, assim como os batimentos cardíacos e a respiração.

 

Soraya Lustosa
Jornalista - DRT 10213-DF
61-3403-5496/5596
Assessoria de Comunicação - ICDF