ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: (61) 3451-1000

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal-ICDF comemorou a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, (que acontece de 14 à 21 dezembro),  entre as ações, a instituição está divulgando vídeos e informativos sobre o tema em redes sociais e decorou a unidade de Transplante de Medula Óssea(TMO) com gotas vermelhas  simbolizando  cada um dos pacientes que já realizaram transplantes. O Instituto realizou ainda uma solenidade em que foram apresentados os resultados da unidade de transplante de medula óssea do ICDF e lançada a campanha #DoeVidaEmVida #DoeMedula.

A solenidade ocorreu no fim da manhã desta terça-feira (17/12) com a visita da Coordenadora Geral do Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, Dra. Daniela Salomão e do Ex- Deputado Federal e Autor da Lei Pietro, Beto Albuquerque. As autoridades visitaram a unidade e acompanharam o Dr. André Domingues na comunicação da Alta hospitalar da paciente da paciente Maria Antônia Campelo, 44 anos que realizou transplante dia 03/09/2019.

Após a visita, foram homenageados: a coordenadora Geral do Sistema Nacional de Transplante por sua carreira profissional dedicada aos transplantes de órgão no DF e no país. E as equipes médicas que assumiram o desafio de reestruturar a unidade e treinar de toda equipe assistencial, dando continuidade ao belo trabalho do programa de transplante de medula óssea no DF. 

Destacamos ainda a celebração da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, instituída pela Lei Pietro em 2009, lembrando o trabalho de Beto Albuquerque, que transformou sua dor em luta, em esperança para milhares de pessoas na mesma situação, buscando o esclarecimento e a mobilização do doador voluntário de medula óssea.

Kelson Miranda (26) recebeu o diagnóstico de Leucemia Mieloide Crônica aos 14 anos de idade, mas que diante da notícia de necessitar de um transplante de medula obteve a alegria de ficar em uma fila a espera de um doador compatível, isso porque, Kelson tem uma irmã 100% compatível, que foi sua doadora. Foi emocionante ouvir o relato do paciente e seu agradecimento por todo trabalho das equipes do ICDF.

Finalizando o evento, a superintendente do ICDF, Dra. Núbia Vieira apresentou os números da unidade, com 69 transplantes realizados neste ano, e 416 desde que iniciamos o programa. Além disso, realizamos na unidade 50 coletas de doadores do redome e 91 de doadores aparentados, sem os doadores esse projeto de salvar vidas não é possível.   E finalizamos reforçando a campanha #DoeVidaEmVida #Doe Medula!

SERVIÇO: #DoeVidaEmVida #Doe Medula!

1-Seja doador de Medula! Vá ao hemocentro da sua cidade e cadastre-se como doador voluntário.

2- Já é doador? Atualize seu cadastro - Os doadores permanecem de 20 a 25 anos inscritos e devem sempre procurar o registro para informar sobre qualquer alteração de um dado fornecido no momento do cadastro, como telefone, endereço, e-mail etc.

Mais informações para a imprensa
Anna Virgínia Souza - DRT/DF 8989
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/559