ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: (61) 3451-1000

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) é uma instituição privada sem fins lucrativos, conveniada para atendimento de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no DF. Presta um serviço complementar à rede da Secretaria de Saúde (SES/DF) para realização de atendimentos de alta complexidade cardiovascular e transplantes. 

A Instituição reduziu os atendimentos devido à escassez de insumos médicos/hospitalares e, desde 17/08, suspendeu todas as internações eletivas, principalmente para procedimentos cardíacos.

Ressaltamos que o ICDF não interrompeu o atendimento de cirurgias cardíacas de emergências, principalmente pediátricas, e transplantes.

O Instituto vem TRANSPARENTEMENTE trabalhando, junto a SES/DF e a Defensoria Pública (DPDF), empenhando todos os esforços na solução do problema, para o mais breve possível, permitir a retomada dos atendimentos com qualidade e segurança à população.

O hospital comunica que desde o dia 17/08 foram realizadas na instituição 33 procedimentos e cirúrgicas (sendo 09 pediátricos) e 74 procedimentos hemodinâmicos (sendo 7 pediátricos).  Outro dado relevante é que neste período foram internados 40 pacientes (sendo 06 pediátricos) para realização de cirurgia ou procedimento.

Para convocação de novas crianças, além da disponibilidade de leitos é verificada condição clínica dos pacientes que aguardam procedimento. Atualmente 79 crianças aguardam convocação para realizar cirurgia ou procedimento no ICDF.

Entre as ações emergenciais propostas pelo Instituto de Cardiologia estão a melhor comunicação e transparência da fila cirúrgica. Desde o fim de agosto o hospital disponibilizou o acesso de forma virtual, em tempo real, da fila cirúrgica para melhor acompanhamento da secretaria de Saúde, Ministério Público (MPDFT), Tribunal de Justiça (TFDF) e Defensoria (DPDF).

Outra ação que merece destaque é a ampliação dos atendimentos e acolhimento de pacientes pediátricos com aumento de 02 leitos em UTI. O principal objetivo da ampliação é permitir mais crianças internadas e prontas para operar, visto que, muitas vezes as crianças são admitidas, mas precisam de exames complementares, ou apresentam outras questões clínicas que prolongam a internação e inviabilizam que outro paciente seja acolhido e realize o procedimento/cirurgia com rapidez.

O Instituto de Cardiologia comunica ainda que iniciará o programa "Coração Valente", que entre outras ações, visa diagnóstico fetal de crianças cardiopatas, acolhimento e acompanhamento multiprofissonal dos pais, planejamento  de parto cesariano e acompanhamento da criança neonata que aguarda procedimento de urgência ou emergência no ICDF. Hoje (14/09) houve a internação da primeira paciente (mãe) que terá o bebê no ICDF com a equipe de medicina fetal do HMIB e apoio da SES/DF dando inicio ao programa “Coração Valente”. Desta forma, as crianças portadoras de cardiopatia complexa com indicação de cirurgia cardíaca nos primeiros dias após o nascimento terão o seu tratamento garantindo com redução do risco.

A expectativa da Diretoria do ICDF é atuar par que se resolva a questão dos insumos com brevidade e possa retomar os atendimentos e ações/programas para o atendimento à população.