ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: (61) 3451-1000

No dia 14 de Novembro é celebrado o dia mundial do Diabetes, a data foi estipulada pela Federação Internacional de Diabetes - IDF e pela Organização Mundial de Saúde – OMS, em busca da divulgação e sensibilização ao cuidado com o Diabetes.

O Diabetes pode ocasionar várias complicações, afetando visão, rins e coração. Dentre elas destacamos a Miocardiopatia diabética, que é uma complicação da diabetes mal controlada, que afeta o músculo do coração ocasionando alterações no funcionamento e pode evoluir para insuficiência cardíaca.

Essa miocardiopatia ocorre independentemente de hipertensão ou entupimento das coronárias e é decorrente de anormalidades metabólicas como excesso de insulina e de açúcar, que levam a alterações do metabolismo cardíaco com consequente lesão do músculo. É comum que em alguns casos a pessoa sinta falta de ar, porém em grande parte dos casos a Cardiomiopatia Diabética não apresenta sintomas antes do surgimento da insuficiência cardíaca.

“A diabetes mal controlada dificulta o funcionamento do coração, com comprometimento inicial da capacidade de relaxar o músculo cardíaco para receber o sangue que vem do corpo. Com a evolução da doença podemos ter comprometimento da capacidade do ventrículo esquerdo de empurrar o sangue, resultando insuficiência cardíaca sistólica.” Adegil Silva - Cardiologista do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal.

Estudos comprovam que em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 a disfunção ventricular esquerda é uma complicação precoce, em 68% dos casos estudados foi identificado que  após 5 anos de diagnóstico os pacientes passaram a apresentar disfunção do ventrículo esquerdo ou sejam passam a apresentar cardiopatia diabética.

A Cardiopatia pode ser mais comumente detectada por meio de ecocardiograma ou eletrocardiograma, bem como alguns exames laboratoriais específicos. O Diabético deve sempre estar com seus exames de rotina em dia e realizar acompanhamento médico periodicamente para prevenir o surgimento da miocardiopatia diabética.

O ICDF é referência na região em atendimentos cardíacos. Para informar-se sobre os atendimentos particulares, convênio e SUS - Sistema Único de Saúde entre em contato com a central de atendimento no telefone 3451-1000.

Por Jéssica Mendes

 

Mais informações para a imprensa

imprensa@icdf.org.br
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/5596