ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: (61) 3451-1000

A Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO) Pietro Albuquerque do ICDF é o único centro especializado em transplantes de medula óssea: Autólogo, Alogênico (Aparentado / não Aparentado) e Haploidêntico no Distrito Federal. Atualmente recebe pacientes de todo Brasil, sendo destaque na região central do País.

Desde a sua inauguração, em 2014, já foram realizados aproximadamente 370 transplantes de medula óssea, representando um marco na história de transplantes de medula do DF. Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos – ABTO, desde 2016 o Distrito Federal é 1º lugar por milhão/habitantes, no índice de transplantes de medula óssea do País.

A unidade dispõe de um ambiente compactado com um andar dedicado ao Transplante de Medula Óssea constituído de 27 leitos de internação, consultórios para atendimento pré e pós-transplante, além de 12 leitos de internação parcial do Hospital Dia. Possui uma equipe médica e de enfermagem altamente especializada com expertise em Transplante de Medula Óssea - TMO, além de uma equipe multidisciplinar completa constituída de psicólogos, odontologistas, nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais.

Atualmente temos um serviço que funciona plenamente em todas as modalidades e especialidades, oferecendo segurança ao médico e a equipe de profissionais para ofertar todos os benefícios que o transplante de medula óssea pode oferecer ao paciente com doenças onco-hematologicas.

Nossas taxas de infecção são comparáveis aos melhores centros de transplantes de medula óssea – TMO do mundo. Temos um serviço de infectologia presente e atuante durante todo o procedimento. Relatou o Dr Volney Vilela - Médico especialista em Hematologia e Transplante de Medula Óssea da Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO) Pietro Albuquerque do ICDF.

O paciente Milton Manto, afirma “Quando recebi o diagnóstico que tinha Linfoma de células do manto (LCM) passei pelo processo de quimioterapia e pelo procedimento de transplante de medula óssea, sempre acreditei nos médicos, hoje estou bem e digo para os outros pacientes, acreditem nos médicos e no tratamento, fui muito bem tratado no ICDF.”

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - ICDF é referencia em alta complexidade cardiovascular e transplantes na região Centro-Oeste. Realiza um atendimento especializado e humanizado e está autorizado a realizar procedimentos particulares, convênio e Sistema Único de Saúde – SUS.

Informe-se através do telefone 61.34035485.

 

Por Jéssica Mendes

 

Mais informações para a imprensa

imprensa@icdf.org.br
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/5596