ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: (61) 3451-1000

A miocardite é uma inflamação do músculo cardíaco que pode surgir como uma complicação durante diferentes tipos de infecção no organismo, causando sintomas como dor no peito, falta de ar ou tonturas.

Na maioria dos casos, a miocardite surge durante uma infecção por vírus, como gripe ou catapora, mas também pode acontecer quando existe uma infecção por bactérias ou fungos, sendo que, nestes casos, normalmente é preciso que a infecção esteja muito avançada.

“Ela é uma doença, portanto, que não afeta a estrutura do coração propriamente dita” explica o Cardiologista do ICDF Dr. Marcelo Ulhoa. O sangue tem as origens e os destinos habituais do coração, no entanto, afeta de forma importante a função e o tamanho do coração, principalmente do Ventrículo Esquerdo.

“Assim, o músculo cardíaco inflamado fica fraco e não consegue enviar, satisfatoriamente, o sangue para as partes às quais se destina, tanto à Artéria Pulmonar (no caso do Ventrículo Direito), quanto à Artéria Aorta (no caso do Ventrículo Esquerdo), com isso, o ventrículo vai aumentando de tamanho, pois esse músculo não consegue suportar a pressão que existe dentro dele”, completou o Cardiologista.

Existe uma série de vírus que podem causar miocardite. Entre eles, destacam-se aqueles responsáveis pelas gripes  como adenovírus, influenza, vírus sincicial respiratório; os que causam diarreia, como os enterovírus, ou os que causam febre e vermelhidão na pele, como os vírus responsáveis pela rubéola, catapora e citomegalovirose.

A miocardite tem cura e, geralmente, desaparece quando a infecção fica curada, no entanto, quando a inflamação do coração é muito grave ou não desaparece, pode ser necessário ficar internado no hospital.

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal está preparado para atender casos de miocardite, com uma equipe que é referencia em cardiologia de alta complexidade cardiovascular, entre em contato para marca sua consulta pelo telefone 34511000.

Por Rafaela Mendes - DRT/DF 014748
Revisão Anna Virgínia Souza - DRT/DF 8989

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/559