ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: (61) 3451-1000

A obesidade é o acumulo excessivo de gordura no corpo de uma pessoa. Reduz a qualidade de vida e é um fator de risco para várias doenças, como: diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, colesterol alto, cardiopatias, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, entre outras. O parâmetro mais utilizado para o diagnóstico em adultos é o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal).

Em busca de conscientização e prevenção sobre a doença foi instituído no dia 11 de Outubro o Dia Nacional da Prevenção a Obesidade. A data foi estabelecida pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Associação Brasileira para estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica, e busca demostrar a importância do combate à discriminação por causa do peso, levando a conscientização sobre o assunto.

De acordo com as mais recentes pesquisas de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, 570 mil pessoas são obesas no Distrito Federal. Isto equivale a 19% da população, se considerada a proporção de 03 milhões de habitantes. (SESDF)

Doenças que afetam o coração associadas à obesidade:

Hipertensão arterial, também conhecido como pressão alta, que é o aumento do nível sanguíneo nas artérias. Essa alteração faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior que o normal para fazer a distribuição correta do sangue no corpo.

Insuficiência Cardíaca são condições graves quando o coração não consegue mais bombear sangue suficiente para o corpo.

Infarto agudo do miocárdio ocorre quando o fluxo de sangue do músculo cardíaco (miocárdio) é bloqueado por um tempo, fazendo com que ocorra uma danificação ou até mesmo a morte do órgão.

O melhor meio de prevenir a obesidade e cuidar do seu coração é adotando hábitos saudáveis como exercícios físicos e boa alimentação, não apenas na vida adulta, mas desde a infância.

O ICDF é referência na região em atendimentos cardíacos. Para informar-se sobre os atendimentos particulares, convênio e SUS - Sistema Único de Saúde entre em contato com a central de atendimento no telefone 3451-1000.

Por Jéssica Mendes

 

Mais informações para a imprensa

imprensa@icdf.org.br
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/5596