ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: (61) 3451-1000

A campanha Outubro Rosa é realizada mundialmente no mês de Outubro, é tem como objetivo conscientizar a população sobre o diagnostico precoce do câncer de mama, mostrando às mulheres a importância da atenção à saúde. A luta envolve também o direito ao atendimento médico e o suporte emocional em busca de um tratamento de qualidade.

O que é o câncer de mama?

O Câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário, esses tumores são constituídos por células anormais da mama que se multiplicam. Há vários tipos de câncer de mama, alguns tipos se desenvolvem rapidamente outros não.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento do câncer.

Os sintomas mais comuns do câncer de mama são:

  • Nódulos (geralmente indolor, duro e irregular);
  • Edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
  • Retração cutânea;
  • Dor;
  • Inversão do mamilo;
  • Hiperemia;
  • Descamação ou ulceração do mamilo;
  • Secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea. (A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila).

Exames de rotina como a mamografia são importantes para a identificação do câncer, sendo um dos procedimentos de identificação até mesmo antes dos sintomas. Ela pode ser feita com qualquer idade mediante alterações suspeitas. Para mulheres entre 50 a 69 anos é recomendado a realização do exame a cada 2 anos.

Atenção Mulheres! Conheça seu corpo! Observe-se, palpe e sinta suas mamas no dia a dia para se conhecer e saber se a alterações. Em caso de suspeita de alterações, dirija-se ao posto de saúde, busque ajuda.

Outubro Rosa - VAMOS FORTALECER ESSA CAMPANHA!

 

Saiba mais: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-mama

https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha-cancer-de-mama-vamos-falar-sobre-isso2016.pdf

Por Jéssica Mendes

Mais informações para a imprensa

imprensa@icdf.org.br
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/5596