ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: 0800-644-1044

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - ICDF desenvolve o “Projeto Guri e/OU Guria”, que produz bonecos de pano que são distribuídos para as crianças que foram transplantadas ou submetidas a cirurgia cardíaca. O nome do projeto foi escolhido porque no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, onde fica a matriz do Instituto o nome Guri e Guria tem como sinônimo de "menino" e "menina".

As costureiras do ICDF fazem a produção dos bonecos em uma ala especifica do hospital. atualmente, duas costureiras trabalham nesse projete para trazer alegria aos pequenos pacientes “Fazemos toda a produções aqui, cada detalhe dos bonecos são feito com amor. Maravilhoso e gratificante”, completa a costureira do instituto Antonia Cleres.

Elas confeccionam os bonecos de pano com um zíper no peito (com um coração costurado numa fita que pode ser retirado e colocado no peito novamente) ou na barriga (com um fígado ou rim costurado numa fita que pode ser retirado e colocado no novamente). O boneco é entregue com a certidão de nascimento e proporciona um maior acolhimento desses pacientes além de ajudar na orientação sobre cirurgia. Assim as crianças ficam mais atenta para receber as informações da equipe. O projeto iniciado em julho já distribuiu 179 de bonecos, ate hoje e quer aumentar suas ações.

Durante a “Cerimônia de Lançamento da Campanha de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos: Espalhe amor. Doe órgãos”, a Superintendente do ICDF Dra. Núbia Vieira, entregou ao Ministro de Estado da Saúde Interino Dr. Adeilson Loureiro Cavalcante os bonecos. "Que trabalho lindo, é um projeto muito interessante e queremos conhecê-lo melhor. Parabéns pela iniciativa" disse o ministro interino.

 Além disso, devido a grande procura, iniciaremos o processo de venda dos bonecos, até como forma de arrecadar verbas para manter a produção do projeto.

Por Rafaela Mendes - DRT/DF 014748
Revisão Anna Virgínia Souza - DRT/DF 8989

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/559