ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: (61) 3451-1000

Setembro é o mês mundial da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). E para celebrar o mês o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF realizará a ação RCP com as Mãos, que tem a finalidade de capacitar o maior número de pessoas possíveis.

Em parceria com o Metrô-DF, o ICDF realizará no dia 23 de Setembro de 2019 (Segunda-Feira), um grande evento de capacitação para comunidade na Estação Central do Metrô, localizada nas dependências da Rodoviária Central de Brasília, o evento terá início às 14hrs com término às 16hrs.

A ação tem o objetivo capacitar pessoas leigas a atuarem em casos de emergências contribuindo para o salvamento de vidas. Dados da American Heart Association, demonstram que a cada minuto de demora para a realização da manobra de RCP a chance de sobrevivência da vítima caem 10%. Já a RCP iniciada imediatamente pode dobrar ou até triplicar a chance de sobrevida.

Mais o que é RCP? A reanimação cardiopulmonar (RCP) é uma serie de manobras que tem a finalidade de reverter uma parada cardiorrespiratória (PCR), a manobra pode vítima ser realizada por profissionais de saúde ou pessoas leigas e consiste em manter a oxigenação e a perfusão adequada da vitima.

“A parada cardiorrespiratória (PCR), um mau funcionamento elétrico no coração que provoca batimentos cardíacos irregulares (arritmia) e interrompe o fluxo sanguíneo para o cérebro, pulmões e outros órgãos, é uma causa importante de óbito.” American Heart Association.

O treinamento segue os protocolos estabelecidos pela American Heart Association (Associação Americana do Coração), uma organização América responsável pelas publicações científicas de diretrizes e protocolos de salvamento que são utilizados por profissionais de saúde, hospitais e empresas do mundo todo.

“Com o aumento da sobrevida da população e das doenças cardiovasculares qualquer pessoa (adulto ou criança) pode sofrer ou presenciar uma PCR (Parada Cardiorrespiratória), seja ela em qualquer lugar, principalmente em locais de grande circulação como exemplo as estações do metrô. A população estando capacitada pode agir como socorrista iniciando a RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) e com esse pequeno ato aumentar as chances de sobrevida da vítima até a chegada da equipe especializada no atendimento”.  Ivana Araújo – Enfermeira, Coordenadora do Centro de Treinamentos do ICDF - Instituto de Cardiologia do Distrito Federal.

Atualmente cerca de 70% das paradas cardiorrespiratórias extra - hospitalares acontecem em casa, e cerca de 40% dessas vítimas recebem a ajuda imediata de que precisam antes da chegada de ajuda profissional ao local. (Estatísticas de acordo com o Resumo do Relatório Nacional do Cardiac Arrest Registry to Enhance Survival (CARES) 2018).

Instituto de Cardiologia do Distrito Federal e Metrô DF, juntos na missão salvar Vidas. Participe! “Faça a diferença para alguém que você ama.” Ação dia: 23 de Setembro (Estação Central - Metrô) – 14hrs às 16hrs lhe esperamos lá.

Para mais informações entre em contato: (61) 3403 5410 / 5418 – Centro de Treinamento do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF.

 

Por Jéssica Mendes

 

Mais informações para a imprensa

imprensa@icdf.org.br
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/5596