ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: (61) 3451-1000

Você sabia que sua doação de sangue contribui nos procedimentos de transplantes de órgãos e medula, além e outros procedimentos cirúrgicos?

As doações de sangue são utilizadas em diversos tratamentos, tratamentos específicos e atendimentos de riscos como: transplantes, cirurgias e hemorragias graves. Um simples gesto de grande importância que transforma milhares de vidas. As doações de sangue para homens podem ser feitas a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias (no máximo 4 doações anuais para homens e 3 doações anuais para mulheres).

Atualmente no Brasil a cada mil habitantes somente 16 são doadores de sangue. Os números correspondem 1,6% da população brasileira, no total de doadores de sangue estimasse que 62% são do sexo masculino e 38% do sexo feminino, conforme dados divulgados pelo ministério da saúde em 2019.

Para ser um doador de sangue, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos (doadores menores de 18 anos devem apresentar um formulário de autorização juntamente com a cópia do responsável / e idoso ter doado ao menos uma vez antes dos 61 anos). Ter mais de 51 quilos, não fazer uso de medicações específicas (confira a lista: http://www.fhb.df.gov.br/doacao-de-sangue/).

No dia da doação o doador deve levar documento oficial com foto, ter dormido pelo menos seis (6) horas de sono com qualidade, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas ultimas 12 horas que antecede a doação e não ter fumado duas horas antes. Para realizar a doação não é necessário que o doador esteja de jejum, porém o doador deve evitar alimentos gordurosos até 3 horas antes da doação. E se for doar após o almoço, aguardar por duas horas antes de realizar a doação.

No ICDF são realizadas cirurgias de alta complexibilidade cardíacas, além dos Transplantes de: Fígado, Rins, Córneas, Coração e Medula Óssea. Para os procedimentos muitas vez são necessários à utilização de bolsas de sangue, no ano de 2019 foram utilizadas em média 5.000 bolsas.

A doação de sangue é um gesto simples que salva vidas, e apenas uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas. A doação pode ser realizada de segunda a sábado, das 7h às 18h,  na Fundação Hemocentro de Brasília localizada no Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 03, conjunto A, Bloco 03 - Asa Norte. Para mais informações entre em contato através do telefone (61) 3327 – 4413 ou 160 (opção 2).

Faça a diferença na vida de outras pessoas. Doe Sangue! Doe Vida! O ICDF conta com você!

 

Por Jéssica Mendes

Mais informações para a imprensa

imprensa@icdf.org.br
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/5596