ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
61. 3403-5400 - Geral / 61. 3403-5596 - SAC
Marcação de Consultas/Exames
Tel: (61) 3451-1000 Central de Marcações

Criança transplantada recebe alta hospitalar  como presente e passa natal em casa com a família

Quando falamos de transplante de órgão, naturalmente pensamos numa pessoa de idade avançada, já muito doente e que renova as esperanças através do transplante. Bem, parte desse pensamento não é verdade. Pacientes acometidos de determinadas doenças, que quando avançam, e não conseguem mais ser tratadas com medicamentos, encontra no transplante a renovação das esperanças e oportunidade de uma vida nova.  Diferente do que imaginamos, muitas crianças passam por esse processo e hoje vamos conhecer a historia de uma menina cheia de sonhos.

Juliana Santos Conceição, 12 anos, é uma menina muito esperta, natural do Rio de Janeiro e que mora desde 2017 em Ceilândia, Brasília-DF. A menina tinha uma vida normal até quem em 2019 descobriu uma doença renal crônica, cujo causa ainda não foi identificada. Em setembro de 2019 com ao avanço da doença ela precisou realizar diálise peritoneal (terapia renal substutiva).

A paciente seguia acompanhada pela equipe do Hospital da Criança (HCB) e precisou realizar hemodiálise 03 (três) vezes por semana, foi avaliada e encaminhada para o programa de transplantes renal pediátrico do ICDF sendo inserida na lista para transplante renal em dezembro (14/12/2020).  Juliana aguardava ansiosa pela oferta de um órgão combatível. E movida por essa esperança, Juliana chegou a gravar um vídeo falando sobre a importância da doação de órgãos.

Esperança que foi renovada em 16 de dezembro quando realizou o transplante no ICDF. O procedimento correu sem intercorrências e a paciente permaneceu internada por 08 dias. Na véspera de Natal recebeu um presentão: a sua alta hospitalar. Agora, a menina segue em casa recebendo os cuidados necessários e recuperando-se.  

Por Anna Virgínia Souza - DRT/DF 8989

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/559

 

#SejaDoador #FaleComSuaFamilia #Natal  #TransplantesICDF  #HospitalFilatropico #SUS #ICDFSalvandoVidas #EuapoioICDF