ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: (61) 3451-1000

No dia 12 de Novembro é comemorado o dia nacional de prevenção das arritmias cardíacas e morte súbita, a data tem como objetivo divulgar e conscientizar a população sobre os principais sintomas de arritmias cardíacos. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas – SOBRAC, mais de 20 milhões de pessoas sofrem hoje de problemas no coração, desencadeando por ano cerca de 320mil morte súbita em todo País.

As arritmias cardíacas são alterações na geração ou na condução elétrica do coração, que causam alterações no ritmo cardíaco. Elas são divididas como bradicardia, quando o coração tem os batimentos mais lentos, e taquicardia, quando o coração tem os batimentos mais rápidos. Tanto a bradiarritmia quanto a taquiarritmia podem causar a morte súbita.

Os sintomas mais comuns de uma arritmia cardíaca são:

  • Palpitações;
  • Desmaios;
  • Tonturas;
  • Confusão mental;
  • Fraqueza;
  • Pressão baixa;
  • Dor no Peito.

Em alguns casos as arritmias são silenciosas por isso é considerado uma doença perigosa, e em casos graves pode ocasionar parada cardíaca e levar a morte súbita. A melhor prevenção para as arrítmias cardíacas é ter praticas saudável como: alimentações balanceadas, não fumar, ter uma saúde emocional equilibrada e manter os exames preventivos e consultas cardiológicas em dia.

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal possui equipe especializada em arritmia, estamos preparos para atender casos de alteração no ritmo das batidas do coração, somos uma instituição de referência em alta complexidade cardiovascular, caso tenha interesse em ser avaliado por nossas equipes  entre em contato pelo telefone 34511055.

Por Jéssica Mendes

 

Mais informações para a imprensa

imprensa@icdf.org.br
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/5596