ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: (61) 3451-1000

A endocardite bacteriana é uma inflamação que afeta as estruturas internas do coração, como válvulas e o tecido que reveste o coração, devido à presença de bactérias ou fungos que chegam ao coração por meio da circulação sanguínea.

O uso de drogas injetáveis, piercing na boca ou na língua ou a realização de tratamentos dentários sem antibioticoterapia prévia podem aumentar a chance de endocardite bacteriana, no entanto, a causa mais comum consiste em possuir alguma má formação cardíaca ou uma lesão na válvula cardíaca.

Existem dois tipos da doença a Endocardite bacteriana aguda e a Endocardite bacteriana subáguda o diagnóstico pode ser feito através de exames como o ecocardiograma, que é um tipo de ultrassom no coração, e através de exames de sangue com o objetivo de identificar a presença da bactéria na corrente sanguínea, sendo caracterizada uma bacteremia.

“Mas a presença de bactérias no sangue não significa necessariamente que a pessoa irá desenvolver endocardite bacteriana, na maioria dos casos, elas passam pelo coração e não se instalam no órgão nem geram infecções”, explica o Cardiologista do ICDF Vitor Barzili.

A endocardite pode ocorrer de maneira súbita ou com uma progressão lenta, dependendo do tipo de infecção que está causando a doença e das condições de saúde do paciente. “Tinha muitas dores pelo corpo, não sabia o que era, não conseguia fazer exercício por 5 minutos, procurei o médico e descobrir que através de exames que tinha endocardite, foi muito complicado é uma rotina bem cansativa, bem estressante. A gente está sempre na esperança de que seja a última cirurgia”, afirma Maria Silva portadora da doença. 

O tratamento da endocardite bacteriana é feito através da administração de medicamentos antibióticos, somente casos mais graves podem necessitar de cirurgia. “É importante ressaltar que a maioria dos casos de endocardite infecciosa é causada por bactérias, mas a doença também pode ser provocada por fungos”, completa o Cardiologista.

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal- ICDF conta com equipe de profissionais especialistas além de infraestrutura e tecnologia para atendimentos de alta complexidade cardiovascular, podendo realizar o diagnóstico e atendimento de endocardite e tem interesse de informar-se sobre o atendimento por convênio e particular, ou sobre encaminhamentos de pacientes do Sistema Único Saúde (SUS), pode entrar em contato com a central de atendimento nos telefones: 61. 3451-1000 ou 61. 3403-5400

 

Por Rafaela Mendes - DRT/DF 014748
Revisão Anna Virgínia Souza - DRT/DF 8989

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/5596